Campanha contra o câncer de boca

out 15

Câncer Bucal
REDAÇÃO: Guia de Vilas Saúde |ESPECIALISTA: Drª Juliana Andrade Cardoso | ESPECIALIDADE: Mestre em Estomatologia | CROBA: 10209

Câncer de boca é o nome dado ao tumor maligno que afeta lábios e interior da boca, sendo um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil. O câncer bucal tem cura, principalmente quando diagnosticado precocemente.
Os principais fatores que podem levar ao desenvolvimento desta doença são o hábito de fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso, exposição ao sol sem proteção e infecção pelo vírus HPV. Além destes fatores, observam-se nos pacientes acometidos por esta doença uma higiene bucal deficiente e uma dieta pobre em proteínas, vitaminas, minerais e rica em gorduras.

procurar um Dentista Estomatologista, para a realização do exame completo da boca e avaliação da necessidade de realizar-se uma biópsia para confirmação do diagnóstico.

Para facilitar o diagnóstico precoce é importante a realização do autoexame, buscando observar sinais como lesões na cavidade bucal ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha), nódulos (caroços) no pescoço, rouquidão persistente, dificuldade de mastigação, de engolir e na fala. Diante de qualquer um desses sinais deve-se procurar um Dentista Estomatologista, para a realização do exame completo da boca e avaliação da necessidade de realizar-se uma biópsia para confirmação do diagnóstico.
A Estomatologia é a especialidade da Odontologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da boca e estruturas anexas (infecções virais, bacterianas, tumores, cistos, manifestações bucais de doenças sistêmicas, etc). Diferentemente do que se pensa, o Estomatologista, apesar de sua formação em Odontologia, não trata de dentes apenas.

"Você só conhece alguém quando tem a chance de caminhar junto. O resto é especulação, impressão ou imaginação!"