Campanha Novembro Azul

out 15

Câncer de Próstata
REDAÇÃO: Guia de Vilas Saúde | ESPECIALISTA: Dr. Aide Lisboa | ESPECIALIDADE: Urologista | REGISTRO: 11489

Câncer de Próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. Só perde para o câncer de pele. O que fazer para se prevenir da doença?
Para falar sobre o tema, o cirurgião geral e urologista, Dr. Aide Lisboa.
O especialista aponta os caminhos para amenizar as chances de contrair a doença, assim como fala das consequencias do tratamento e sobre o exame de toque retal, o terror dos homens.

O principal é fazer a avaliação urológica uma vez por ano, para descobrir o problema em tempo de tratar. Ajuda também dieta com pouca gordura de origem animal, muita fibra, alimentos ricos em fibra, alimentos ricos em beta-carotenos, pelo menos 10 minutos de soldiariamente para manter bom nível de Vitamina D e uma vida saudável com atividades fisícas.

A partir dos 40 anos todo homem deve procurar o urologista. O médico pedirá os exames necessários de acordo com suas queixas e histórico familiar.

Embora seja muito importante np diagnóstico e no acompanhamento do câncer de próstata, o PSA isoladamente não é confiável pois têm um índice de falha de até 30%

O EXAME É RÁPIDO E INDOLOR, PRECISAMOS VENCER ESTE PRECONCEITO DE UMA VEZ POR TODAS.

As consequências dos tratamentos são mais leves que as consequências do câncer sem tratamento, podendo se desseminar e dar metástoses loco-regionais e à distância, infelizmete, todo tratamento pode ter seu efeito colateral, e no caso da prostatectomia radical, tratamento mais utilizado para o câncer de próstata, os mais comuns são disfunção erétil e incontinência urinária.

O preconceito está diminuindo muito, mas ainda está longe do ideal. O exame é rápido e indolor. Precisamos vencer este preconceito de uma vez por todas.

Assim como no câncer de mama, a própria pessoa pode se auto examinar e se encontrar algum nódulo, cisto ou caroço, qualquer alteração, deve procurar o seu médico para um exame mais detalhado. Nem todo caroço no testículo é sinal de câncer.

"Você só conhece alguém quando tem a chance de caminhar junto. O resto é especulação, impressão ou imaginação!"