Volte a sorrir de forma saudável, segura e definitiva

out 15

Implante Dentário
REDAÇÃO: Guia de Vilas Saúde | ESPECIALISTA: Dr. Flávio Rigaud Santos | ESPECIALIDADE: Implante Dentário | REGISTRO: 000000

A perda de um ou mais dentes é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Esta perda pode causar distúrbios mastigatórios, gastro-intestinais, envelhecimento facial, e prejudicar o relacionamento social. Como consequências ocorrem alterações funcionais, estéticas e diminuição da auto-estima.
Hoje o implante dentário é considerado pelos dentistas como a melhor opção para a reposição destes dentes. Muito se fala sobre implantes dentários, são inúmeras as propagandas e o paciente fica sem saber o que é ou o que não é possível de se fazer. Para melhor entendimento o Dr. Flávio Rigaud, Cirurgião Dentista e especialista em Implantodontia, na Clínica Bio Implan Odontologia Moderna, vai tirar algumas dúvidas sobre este procedimento e falar sobre as novas técnicas utilizadas. 

O que é Implante Dentário?

Uma estrutura artificial que atua como uma raiz natural. É um pilar pequeno porém resistente, fabricado em metais biocompatíveis. Sob anestesia local, é inserido no osso maxilar em substituição da raiz natural, e atua como um alicerce para o dente, que pode ser de Cerâmica ou Resina, com próteses fixas ou móveis. Ambas terão a estabilidade necessária para o seu conforto e segurança. Proporciona a recuperação da função mastigatória e a beleza do sorriso.

O tratamento é muito dolorido?

Não, desde que se obedeça às técnicas corretas e que o paciente tome as medicações necessárias e prescritas pelo dentista corretamente. Comumente a dor é mínima ou nenhuma (dependendo da sensibilidade a dor do indivíduo). Enquanto estiver sendo submetido ao tratamento, o paciente receberá anestesia local. 


Como é o Pós-operatório?  Quais os cuidados necessários para o paciente que fez implante?

Depende da extensão da cirurgia, mas geralmente recomenda-se repouso de 48h a 72h, que se tome a medicação corretamente, também é indicado fazer compressas com gelo no local operado, e não se alimentar com alimentos duros ou pegajosos nesta área.

A falta de higienização do paciente ou hábitos como tabagismo e alcoolismo, podem diminuir o tempo de vida dos implantes.

Quanto tempo demora o tratamento de implante?

A sessão cirúrgica (colocação do implante unitário) no consultório dura cerca de 20 minutos na maioria dos casos. Depois disso, se tratando de implante convencional, de acordo com cada caso, é preciso aguardar de 90 a 120 dias para que ocorra a ósseo-integração (adesão do implante ao osso) e após esse período, a prótese final é conectada ao implante.
Mas hoje contamos com implantes suíço de alta performance, líder na implantodontia mundial, a Straumann trouxe esta nova tecnologia, que reduz o tempo de ósseo-integração para apenas 21 dias. O que torna o resultado muito mais rápido e confortável para o paciente.


Todas as pessoas podem colocar os implantes e os dentes no mesmo dia (Carga Imediata)?

A cara imediata possibilita o paciente a usufruir de um dente fixo (definitivo) no mesmo dia, em uma única sessão. O contorno da prótese (coroa) fica mais natural e também recupera- se de imediato a função estética. Mas nem todas as pessoas podem colocar implantes e dentes no mesmo dia. Para isso o paciente tem que ter quantidade e qualidade de osso satisfatório.


O que é Cirurgia Guiada?

É a cirurgia de implantes sem cortes. Consiste em uma técnica minimamente invasiva, planejada através de um softwer, onde o implantodontista realiza a colocação virtual dos implantes, dispensa a utilização de cortes na gengiva e proporciona um pós-operatório muito confortável. Para que esse tipo de trabalho seja possível, além dos aparelhos específicos de alta tecnologia é necessário uma equipe altamente especializada neste procedimento.

 


Qual a durabilidade?

A falta de higienização do paciente ou hábitos como tabagismo e alcoolismo, podem diminuir o tempo de vida dos implantes. Fatores metabólicos, sistêmicos e uso de algumas medicações também podem influenciar na durabilidade. Caso não haja estes problemas, e com os avanços da odontologia o tratamento pode ser para toda vida. Lembrando que para o sucesso do tratamento ocorrer é imprescindível visitas periódicas do paciente ao dentista após a conclusão.

"Você só conhece alguém quando tem a chance de caminhar junto. O resto é especulação, impressão ou imaginação!"