Prevenção do Câncer

dez 03

Orientação e mudança de Atitude
REDAÇÃO: Guia de Vilas Saúde | ESPECIALISTA: Dra. Renata Cangussú | ESPECIALIDADE: Oncologista do NOB| REGISTRO: 15149

O câncer, atualmente, é a segunda doença que mais mata no mundo, perdendo apenas para a doença cardiovascular, com uma expectativa de número de mortes por ano de 9 milhões. A estimativa do número de mortes por ano em 2030 sobe para 11,5 milhões.

Apesar de haver uma relação histórica dessa doença com a hereditariedade, em geral, apenas 5 a 10% dos casos são realmente hereditários. A grande maioria dos casos é consequência dos nossos hábitos.
Em média, 40% dos casos de mortes relacionadas a essa patologia podem ser evitados pela redução do tabagismo, alimentação saudável, prática regular de atividade física, redução do consumo de álcool, controle de alguns vírus que são conhecidos fatores causais (como o vírus da hepatite B e C e o papilomavírus - HPV), eliminação de agentes carcinogênicos e diminuição da poluição.

PREVENÇÃO DO CÂNCER COMEÇA COM ORIENTAÇÃO E MUDANÇA DE ATITUDE

 

Essa é uma doença que resulta da combinação de fatores genéticos com fatores ambientais que são responsáveis por desencadear o processo de carcinogênese (formação de tumor). Assim, transformam uma célula normal em uma célula tumoral em um processo que pode durar meses, anos ou décadas.
O conhecimento dos fatores de risco para o câncer, do processo de carcinogênese e das estratégias de prevenção, assim como a detecção precoce, pode evitar o aparecimento de centenas de milhares de novos casos e diminuir consideravelmente a quantidade de mortes pela doença.
Esse conceito ainda é muito recente e pouco divulgado para a população, que precisa ser conscientizada sobre quais medidas tomar para reduzir o risco de um diagnóstico de câncer. São mudanças de hábitos de vida que podem ser capazes de evitar o aparecimento de milhares de casos novos e de mortes por essa doença ainda tão temida.  Sabemos que mudar estilo de vida às vezes não é facil, exige disciplina e perseverança. Porém, os ganhos na saúde física e mental, assim com melhora da qualidade de vida são imensuráveis.

"Você só conhece alguém quando tem a chance de caminhar junto. O resto é especulação, impressão ou imaginação!"